AOMESP comemora 88 anos em festa que reuniu mais de 300 associados, diretores e autoridades.

Com a presença de mais de 300 associados e familiares, diretores, diretores-regionais, parceiros comerciais e autoridades, a AOMESP – Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo viveu na noite de 24 de março grande festa para comemorar seus 88 anos de vida! Foi mais um evento de vulto conduzido pelo presidente da Diretoria Executiva, Cel PM Jorge Gonçalves.

Na cerimônia, que começou com o canto do Hino Nacional e terminou com a Canção da Polícia Militar, a AOMESP foi elogiada pelo que faz e pelo que representa no universo policial-militar do Estado de São Paulo. “São 88 anos de liderança associativa”, disse o presidente da FERMESP – Federação das Entidades Representativas dos Militares do Estado de São Paulo, Cel PM Luiz Gustavo Toaldo Pistori. O Cel PM Manuel Alves Guimarães, diretor da Regional Araçatuba da AOMESP e vereador na cidade, destacou a relevância da Associação na região.

O vice-presidente da Diretoria Executiva da AOMESP, Cap PM Marco Aurélio Ramos de Carvalho, falou principalmente dos benefícios oferecidos aos associados. Dentre eles figuram o Cartão AOMESP Saúde, utilizado por mais de 25.000 associados que usufruem do desconto de 30% em medicamentos em mais de 7.000 drogarias no País, a Assistência Funeral, a Assistência Jurídica e a Colônia de Férias Mares do Sul, localizada em Itanhaém (SP), praia do Bopiranga.

O Cel Jorge falou da história da Associação, de seu tempo à frente da Diretoria Executiva e de seu estilo de administrar a AOMESP com responsabilidade pensando no futuro. “Não podemos fazer mundos e fundos sem garantir o futuro e a manutenção do patrimônio que construímos”, salientou.

História

A Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP nasceu de um grupo de oficiais reformados da Força Pública do Estado de São Paulo, durante um almoço, quando se comemorava o aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1935.

Em 25 de março de 1935, aqueles oficiais reuniram 177 colegas, oficiais de vários postos, em assembleia realizada no Salão Nobre da Cruz Azul, na Avenida Tiradentes nº 15, às 19 horas, e aprovaram por unanimidade a constituição da Associação e seu Estatuto, com a denominação de Associação dos Oficiais Reformados da Força Pública do Estado de São Paulo.

Nessa mesma Assembleia foi eleita a primeira diretoria, com a seguinte constituição: Presidente – Maj Dr. Arlindo de Carvalho Pinto; Vice-Presidente – Ten Cel Afonso Luiz Cianciuli; Secretário Geral – Ten Cel Azarias Silva; 1° Secretário – Cap Manoel de Oliveira Cravo; 2° Secretário – Ten Lourenço Raimundo de Oliveira; 1° Tesoureiro – José Garcia; 2° Tesoureiro – Irineu Rangel de Carvalho.

No curso do tempo, foram registradas alterações de atos constituintes, com a fusão do Círculo Militar do Estado de São Paulo (oriundo da união da Associação dos Inativos da Guarda Civil com o Clube dos Tenentes da Força Pública), em Assembleia realizada em 12 de setembro de 1972, resultando a denominação “Clube dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.

Em 10 de agosto de 1995, cumprindo exigências legais decorrentes de legislação específica da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com vistas à consignação das mensalidades de associados, em Assembleia Geral Extraordinária foi mudada a denominação para Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do estado de São Paulo – AORPMESP.

Em 9 de janeiro de 2004, a entidade passou a denominar-se Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo – AORRPMESP.

Atualmente, objetivando dotá-la de mecanismos de renovação do seu quadro associativo e de uma estrutura organizacional moderna e menos dispendiosa, que possibilite maior representatividade da classe de Oficiais, passou a denominar-se Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP, conforme aprovação unânime da Assembleia Geral reunida em sessão permanente no dia 25 de novembro de 2010.