Em Assembleia Geral Ordinária realizada ontem, na Sede da União das Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo, os presidentes de entidades filiadas ou seus representantes legais aprovaram o Relatório de Atividades da Diretoria Executiva da FERMESP – Federação das Entidades Representativas dos Militares do Estado de São Paulo relativo a 2024. Aprovaram, também, o planejamento de atividades do ano que vem.
O presidente da FERMESP, Cel PM Luiz Gustavo Toaldo Pistori, leu o Relatório de Atividades destacando os 35 itens que o compõem – reuniões, participação em eventos, palestras em unidades da Polícia Militar, encontros com deputados na ALESP, audiências com o Cmt G da Polícia Militar, dentre outros – que mantiveram a entidade em evidência durante todos os meses do ano, de janeiro a novembro.
A FERMESP elegeu a defesa institucional da Polícia Militar como seu mais importante trabalho. Seu presidente esteve com os Oficiais alunos do CSP para falar do assunto, foi à APMBB conversar com os alunos-oficiais e esteve em unidades operacionais para apresentar o tema a Praças e Oficiais. Nesta linha, a FERMESP participou do CONAME – Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais realizado em Florianópolis (SC).
O presidente da FERMESP e dirigentes de entidades filiadas estiveram também em Brasília participando da Assembleia Geral Ordinária da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais para discutir o assunto. Também reuniram-se com a Diretoria da AMEBRASIL – Associação dos Militares Estaduais do Brasil para alinhar informações e discutir estratégias para o próximo ano.
Um dos destaques do Relatório de Atividades da FERMESP foi a reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Cássio Araújo de Freitas, em julho. Marcada e cancelada várias vezes pelo surgimento de ocorrências que exigiram a presença do Cmt G, a reunião foi uma oportunidade para os presidentes apresentarem suas associações, os benefícios que oferecem e o trabalho em defesa da Polícia Militar.
Evento muito elogiado no ano foi a palestra do Cel Elias Miler da Silva. Ele veio a São Paulo, a convite da FERMESP, para apresentar aos presidentes de entidades filiadas o histórico e os efeitos práticos da Lei de Organização Básica das polícias e dos corpos de bombeiros militares, sancionada em dezembro de 2023. A palestra foi em julho na sede da AMESP – Associação dos Militares Estaduais de São Paulo.
Planejamento 2025
O segundo item da pauta da Assembleia Geral Ordinária da FERMESP foi a apresentação e discussão do Plano de Ações para o Exercício de 2025. Apresentado pelo presidente da federação, ele foi integralmente aprovado pelos presidentes de entidades ou seus representantes legais que, além de aprová-lo, empenharam apoio na realização de todos os eventos previstos, na Capital e no Interior.
Em linhas gerais, o Plano detalha eventos na linha de “defesa institucional” que a FERMESP vem seguindo ao longo deste ano. Estão previstos cursos de atualização do curso de Assessoria Parlamentar realizado no ano passado, agora com foco na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, palestras de divulgação e alinhamento de informações sobre a Lei Orgânica, para Oficiais e Praças, na Capital e no Interior.
O Plano da Diretoria da FERMESP também contempla um encontro de atualização e preparação para “o enfrentamento de possível tabela de taxação de Ativos e Inativos relativa ao Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais. Este ano, o governador do Estado deverá enviar à Assembleia Legislativa a proposta com a alíquota de desconto correspondente. As entidades devem ficar atentas.